Seguidores

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Como estão os seus pés?


Esses são meus!

Sabia que em cada pé você tem 26 ossos, 33 articulações e 112 ligamentos? Tudinho perfeitamente desenhados para a corrida.... e se você não tem dado atenção, está mais do que na hora de começar a olhar para os pés com muito mais carinho, né!!! Afinal eles lhe proporcionam quilômetros e mais quilômetros repletos de alegria!

Mas, como sempre existe um mas... lógico, os pés podem sofrer alguns “estragos” que podem começar desde o impacto no chão, tênis de corrida que não se ajusta bem, sem contar com bactérias, fungos e sabe lá mais o que encontrado dentro do tênis mal cuidado (nojento!) e até nos vestiários... (e dá-lhe Vodol!).

\0/

Pensando nisso, e fazendo aquela boa e velha pesquisa pela net, juntei alguns estragos (todos tem conserto, pode ficar tranquilo!!!) que sempre ouço por aí e vejo quando olho para os meus pés (lembro da minha ex companheira fasceíte e as unhas que já ficaram zuadas)... Dá um bizú!

Tendão de Aquiles ou calcâneo pode acontecer em 4 estágios evolutivos: tendinite (estágio inicial) é um processo inflamatório que leva a dor na face posterior do tornozelo. Essa inflamação, cronicamente, leva ao enfraquecimento do tendão, tornando-o suscetível a lesões parciais. Ele pode ficar inflamado devido ao uso excessivo e à falta de flexibilidade. Corredores jovens tendem a distender o tendão de Aquiles um pouco acima do calcanhar, mas à medida que o corredor fica mais velho, a tendinite costuma ocorrer mais para cima, onde o tendão se conecta à panturrilha.

E já que perguntar não ofende... Pode-se correr com isso? Xiii!!!! Não vai ser desta vez... neste caso, até a mais leve distensão do tendão pode resultar em ruptura parcial ou total, e aí já era!

Torção no tornozelo (quem é que nunca deu uma torcidinha no tornozelo, né!) super fácil de acontecer ainda mais correndo por essas ruas de nossas cidades. Podem acontecer ao pisar num buraco, tropeçar numa pedra, raiz de uma árvore, olho de gato... aquilo que a gente já sabe, já viu ou até já sentiu na pele.
Só que essas torções dão uma baita dor, incha pra burro e, ainda, pode causar ruptura ou estiramento dos ligamentos. Mal!

E, a pergunta: Pode-se correr com isso? Esqueçe! Sem chance! Correr com uma torção só vai piorar!

Pé de Atleta é uma infecção causada por fungos aparece abaixo no arco do pé ou entre os dedos, onde a umidade é maior, mais conhecida por frieira (Ecas!). São produzidas lesões vermelhas que coçam. Por sorte, os fungos vivem nas camadas exteriores da pele e não invadem o seu organismo.
Mais uma vez!

Pode-se correr com isso? Sim. Mas cuide do seu par de tênis e deixe os seus pés darem uma arejada...

Unha zuada (eu já me encaixei nesse item) é causada pelo acúmulo de sangue abaixo da unha a descolore e pode causar pressão e dor, porém, de modo geral, não dói. Na maioria dos casos a unha acaba caindo. :(

E... tcharam! Pode-se correr com isso? Poder, pode. Mas se o dedo doer então será melhor dar um tempinho... E da próxima vez preste a atenção!

Bolhas? Isso mesmo! Aquelas bolinhas cheia de aguinha que aparecem nos pés e a gente fica louco para furar.

Mais uma vez! Pode-se correr com isso? Se não doer, força aí! 

Joanete é um crescimento ósseo no lado da base do dedão. A pressão do tênis e o movimento nesta articulação podem causar dor. Joanetes gradualmente ficam piores até o ponto que correr, e até caminhar, tornam-se atividades doloridas.

De novo! Pode-se correr com isso? Sim, a menos que estiver doendo.

Esporão calcâneo é um relevo ósseo atrás do calcanhar é chamada de esporão calcâneo. Mais freqüentemente relacionada a um arco do pé elevado, a proeminência óssea espreme-se contra a parte do calcanhar do tênis de corrida. Tanto o tendão como os tecidos moles podem ficar inflamados e doloridos quando isso acontece.

Isso está ficando repetitivo... Pode-se correr com isso? Bem, vai depender do grau da inflação e da dor.

Unha encravada quase sempre ocorre no dedão e dói, assim como perigo de infecção onde ela encrava na pele. Se acontecer uma infecção, ela pode se espalhar pelo seu pé ou outras partes de seu corpo. Affff!

Como é que é? Pode-se correr com isso? Quase sempre sim.

Metatarsalgia resulta em dor na parte frontal do seu pé, na área dos ossos metatarsal - aqueles que se conectam aos seus dedos. Embora pareça que a dor é em toda a parte frontal do pé, geralmente é apenas sob um dos metatarsals. Você pode encontrá-lo apertando embaixo de cada um dos metatarsals até encontrar aquele ponto que o faça pular de dor. Você também sentirá uma calosidade ali. Metatarsalgia pode lhe fazer sentir como se estivesse andando sobre uma pedrinha.

Nem vou perguntar! Se não doer, manda a ver! Mas se você correr, tenha em mente de que o impacto contínuo pode resultar em fratura de estresse no metatarsal lesionado. E aí já era!

Neuroma é uma dor na parte frontal do pé entre o terceiro e quarto dedos, com perda de sensibilidade ou formigamento extendendo-se por esses dedos, quase sempre indica um neuroma. Um neuroma dói mais quando você está calçado e melhora quando tira o tênis e massageia seus pés. Neuromas ficam gradualmente mais doloridos.

E, já vou logo dizendo que sim, mas é melhor esperar até a irritação no nervo passar antes de fazer treinos mais longos.

Fasceíte Plantar (olha eu de novo!) Este é um dos problemas mais comuns nos pés dos corredores. Geralmente começa como uma dor leve ou sensibilidade na área da sola do pé próxima ao arco ou ao calcanhar. Você sentirá que seu pé doerá mais cedo de manhã, mas melhorará a medida que se aquecer durante o dia. Você também notará dor depois da corrida.

Pode-se correr com isso? Xiiiiii! Pode, mas depende da gravidade.

Sesamoiditis (que raio que é isso?). Abaixo da parte frontal do seu pé, sob a articulação que move o seu dedão, há dois pequenos ossos chamados sesamoid. Estes ossos podem ficar lesionados e inflamados, o que fará com que você sinta como se estivesse caminhando sobre uma pedra. A dor geralmente é aguda, e a área dói sempre que você toca ou pisar com ela.

Pode, pode , pode? Provavelmente. Mas se a dor for muito forte, sossegue o facho por alguns dias.

Fraturas por estresse (esse é a treva!!!) são a quebra parcial ou fissura em um osso. Nos pés, a fratura de estresse ocorre no segundo, terceiro e quarto metatarsal. Doerá se tocar no topo de pé, caso não doa, você não tem fratura de estresse.

Ainda vai perguntar? Meu, você é louco!!!


Você lembra desse cara aí em cima??? Hã???

Baita post, hein! Olha, isso tudo foi uma pesquisa beeeeem superficial pela rede, maiores dúvidas ou se por acaso sentir alguma coisa, nada como procurar um médico (a minha ortopedista e o meu fisioterapeuta são bem legais). Ah, as fontes! Além da wikipedia, Webrun, Copacabana Runners e O2.

Ivs

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Xô mosquito!!!

Quem é o meliante???


A meliante é a mocinha que gosta de ficar voando por aí de dia que se chama Aedes aegypti. Ela carrega o vírus da dengue (uma doença pouco conhecida por essas bandas, né???), que á um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus e que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Ok, ok, não entendeu nada, né?  Então, isso quer dizer que existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença. Para ser mais direta, você pode contrair a doença 4 vezes...


E por onde anda a meliante???

Em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.

O que o cara sente?

Tudo e mais um pouco. Por experiência própria (que não foi nada boa) digo que a pessoa se sente muito, mas muito mal.
Mas vamos lá. A grande maioria das infecções é assintomática. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendimento especializado.
Tá com medo??? Então é melhor começar a pensar em mudar para outro lugar...

E como é que você descobre que tem a bagaça???

O diagnóstico de certeza da dengue é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais (no meu caso só foi depois de 7 dias) da doença ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos).

A prova do laço (que dói bastante) está indicada nos casos com suspeita de dengue, porque avalia a fragilidade capilar e pode refletir a queda do número de plaquetas.

Tem vacina???

Hummmmm... ainda não... Mas uma vacina contra os quatro tipos da dengue, desenvolvida a partir de uma cepa do vírus vivo, geneticamente modificado, está sendo testada em humanos. Até o momento os voluntários não apresentaram reações adversas.

E como é que a gente sara disso???

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas.
Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação, pois jamais podem usar antitérmicos que contenham ácido acetilsalecílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.), nem anti-inflamatórios (Voltaren, diclofenaco de sódio, Scaflan), que interferem no processo de coagulação do sangue.

Isso é sério!!!
  • Dengue é uma doença que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade;
  • A pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu e pode infectar-se com outro sorotipo, o que aumenta o risco de doença hemorrágica;
  • A identificação precoce dos casos de dengue é de importância fundamental para o controle das epidemias;
  • Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.


Dicas
  • Se ficou com alguma dúvida´, só ir ao site http://www.dengue.org.br/.
  • Para os mais curiosos:
              Aplicativo iPad e iPhone da Dengue
  • LIMPEM TUDO QUE POSSA SERVIR PARA PROCRIAÇÃO DO MOSQUITO!!!!!


Fontes: http://www.dengue.org.br/, http://pt.wikipedia.org/wiki/Dengue, http://drauziovarella.com.br/letras/d/dengue/)

Estou morrendo de medo de pegar essa doença de novo!!! 

Ivs

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Qual é a da lactose???



Outro dia fui à nutricionista e ela veio com um papo de que eu teria de ficar uns 40 dias sem nada de leite e seus derivados... meu, travei total!!! Como assim ficar sem o delicioso leite com Ovomaltine de todos os dias, sem contar o requeijão, queijos, creme de ricota... morri!!!

Aí reclamei, disse que não tinha intolerância e perguntei o por que deste corte tão radical. Aí ela me explicou todos os problemas da lactose, falou que era uma enzinha difícil de ser quebrada pelo organismo, que por conta disso poderia dar diarreias, inchaço abdominal, gastrite e mais um montão de coisas.


Ensaiei, tentei, ensaiei de novo...

Então decidi pesquisar:

"Quando nascemos estamos aptos a digerir um açúcar encontrado no leite e em produtos lácteos em geral, chamado lactose. Esse açúcar quando ingerido sofre uma digestão por meio de uma enzima chamada lactase. Ela é responsável por quebrar a lactose em glicose para ser absorvida pelo intestino delgado e quando não ocorre esse processo, alguns sintomas como diarreia, flatulência, dores de barriga e inchaço no abdômen aparecem. Ou seja, a principal característica dessa patologia é quando a lactase é pouco produzida ou não está presente no nosso organismo. Essa intolerância pode ser genética ou surgir em decorrência de outras situações, como: cirurgia intestinal, infecções do intestino delgado causadas por vírus ou bactérias, que podem afetar as células do revestimento do intestino (geralmente em crianças), e doenças intestinais, como a doença celíaca.
A intensidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida e da quantidade de lactose que seu organismo tolera. Algumas pessoas são mais tolerantes do que outras, por isso alguns queijos, leites com baixo teor de lactose, iogurtes e leite fermentados podem ser consumidos por portadores do distúrbio, sem sentir sintomas muito severos da doença. O diagnóstico é determinado através dos sintomas citados e de exames clínicos.
Diferente da intolerância à lactose, a alergia à proteína do leite afeta em torno de 2% e 7,5% de crianças e é definida como uma reação adversa contra antígenos do leite de vaca. Na alergia ao leite, o sistema imunológico identifica as proteínas do leite de vaca como um agente agressor, o que ocasiona diarreia, gases, cólicas, distensão abdominal, lesões na pele, dificuldade de respirar, pequeno sangramento intestinal, entre outros. Esses sintomas mais comuns aparecem nos primeiros meses de vida e podem se desenvolver até os 3 anos de idade, diminuindo ou não com o passar dos anos.
Pesquisas mostram que 70% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância à lactose, que pode ser leve, moderado ou grave, segundo o tipo de deficiência apresentada.

Existem três tipos de intolerância à lactose.
Deficiência congênita da enzima: é um defeito genético raro, no qual alguns recém-nascidos, principalmente prematuros, nascem sem a capacidade de produzir lactose. Nesse caso a intolerância à lactose é permanente.
Diminuição enzimática secundária a doenças intestinais: bastante comum no primeiro ano de vida. Nesse caso, a criança tem uma deficiência temporária da enzima, devido à morte das células da mucosa intestinal, produtoras da lactase, principalmente quando há diarreia persistente. Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária até que essas células sejam repostas. Não existe um tempo exato para que isso ocorra, pois depende da resposta do organismo de cada pessoa.
Deficiência primária ou ontogenética: a mais comum na população. Com o decorrer da vida, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase a que qualquer adulto, sem idade exata, está sujeito.

A intolerância à lactose não é uma doença. É uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e medicamentos. No início, a proposta é suspender a ingestão de leite e derivados da dieta a fim de promover o alívio dos sintomas. Depois, esses alimentos devem ser reintroduzidos aos poucos até identificar a quantidade máxima que o organismo suporta sem manifestar sintomas adversos. Essa conduta terapêutica tem como objetivo manter a oferta de cálcio na alimentação, nutriente que, junto com a vitamina D, é indispensável para a formação de massa óssea saudável. Suplementos com lactase e leites modificados com baixo teor de lactose são úteis para manter o aporte de cálcio, quando a quantidade de leite ingerido for insuficiente.
Pessoa que desenvolveu intolerância à lactose pode levar vida absolutamente normal desde que siga a dieta adequada e evite o consumo de leite e derivados além da quantidade tolerada pelo organismo.


(http://drauziovarella.com.br/letras/l/intolerancia-a-lactose/, http://pt.wikipedia.org/wiki/Lactose,http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/intolerancia-a-lactose.aspx )"

Dureza...

Continuei ensaiando...

Os produtos de soja não rolou muito bem... para falar a verdade não gostei nada.

Um certo dia estava lá no Face, e vi que ma das pessoas estava usando produtos LACFREE... foi libertador!!! Perguntei a marca e fui atras. São laticínios sem lactose.

Recomendo. São da marca Verde Campo, e nem são tão caros assim. Vale muito a pena.

Você deve estar se perguntando se estou totalmente "lacfree"... então, a resposta é não. Juro que estou tentando. Diminui muito e tem dia que não consumo nada com lactose. O legal é que percebi a diminuição do inchaço abdominal. Vale a pena, viu!

Ivs


domingo, 14 de setembro de 2014

São Silvestre... Abriu!!!!!

Uhuuuuuuu!!! As inscrições para a 90o. São Silvestre já estão abertas!!! É nesse instante é que a gente dá conta que o ano está terminando. Mas vai preparando o bolso, vai custar 135 reais a inscrição!!!



Para quem não sabe, a Corrida Internacional de São Silvestre é a mais famosa corrida de rua no Brasil que se realizada todos os anos na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro.

E sabe por que se se chama São Silvestre??? Hã? Alguém??? Hummm... então senta que lá vai a história! Nascido em Roma, São Silvestre foi o Papa que governou a Igreja de 314 a 355 d.C., ano em que morreu, justamente no dia 31 de dezembro. Ah, e também foi nesta data que a Igreja Católica escolheu para canonizá-lo.

Mas este Santo não morreu queimado, flechado, estropiado ou coisa do tipo, como vários outros Santos, muito pelo contrário. Então o que foi que ele fez??? Você deve estar se perguntando... Pois é, ele organizou a igreja católica e estabeleceu políticas de boa vizinhança com o Império Romano, já que este estava azucrinando os caras já faziam uns 300 anos!!! Haja paciência!!!

Explicando melhor, em seu pontificado, Silvestre I estabeleceu novas bases doutrinais e disciplinares colocando a Igreja em um novo contexto social e político, e criou um entendimento entre o clero e o Estado. Com o edito de Milão (você já deve ter ouvido falar na escola...), o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano, que na época era governado por Constantino Magno, e isso fez com que os cristãos pudessem professar abertamente sua crença e a Igreja saísse do período de perseguição que já se arrastava, como já disse, por 300 anos.

Mas uma das grandes realizações do papa Silvestre I, foi o concílio ecumênico de Nicéia, em 325, que definiu a divindade de Cristo (olha aí!!!). O curioso é que a assembléia foi convocada pelo próprio Constantino (rapaz instável!), o que mostra sua influência nos assuntos eclesiásticos.

Olha ele aí, genteeee!!!

Ah, Silvestre I ainda construiu as basílicas de São Pedro (sobre o túmulo do apóstolo) e de São Paulo.

Voltando à prova... tudo começou quando o jornalista Casper Líbero teve a idéia de criar uma corrida para promover o seu jornal Gazeta Esportiva (promoção que rola até hoje!!!).

A primeira prova foi realizada em 31 de dezembro de 1925 e NUNCA deixou de ser realizada, nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial!!! Bacana!!!!

Claro que no inicio era restrita a homens e cidadãos da cidade de São Paulo. Com o passar dos anos corredores de outros estados foram aceitos ao evento, mas só em 1941 a corrida seria vencida por um corredor de fora do estado de São Paulo: José Tibúrcio dos Santos, de Minas Gerais. Entretanto, ainda nesta época, a participação de estrangeiros era proibida (ah, mas... a regra proibia a participação de estrangeiros, mas não impedia a participação de estrangeiros residentes na cidade de São Paulo (Hã?)... e nessa história toda o italiano Heitor Blasi, foi o único estrangeiro a vencer a prova antes de 1947).

Em 1945 foi liberada a participação de estrangeiros, mas apenas para corredores convidados provenientes de outros países da América do Sul. Com sucesso das duas primeiras edições internacionais, a organização liberou geral!!!! Uhu!!! Claro que era só liberado para o Clube do Bolinha!!!

Aí, em 1975 quando as Nações Unidas declararam este ano como o Ano Internacional da Mulher, a prova foi liberada para as meninas... demorô!!!!

Voltando às inscrições, você mais empolgado já pode ir ao site do evento: http://www.saosilvestre.com.br/ e fazer a sua inscrição. Como em todos os anos mascaremos um bat local e com sorte a gente se encontra por lá... tem gente pra caramba!!!!




Quem vem???

Olha eu aí de pipoca...


Ivs



sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Catingão!!!

Sabe as vezes que você está em uma largada e de repente vem aquele catingão de CC e aí você pensa, "caraca, logo cedo! Imegine depois da corrida?"? Ou quando você veste sua linda camiseta de dry fit e pensa de novo, "acho que não lavaram (ou lavei) direito..."? Ou ainda, por que é que as vezes a gente acha que o nosso suor está mais forte?

Então, estava lendo um site chamado Gizmodo (que é bem legal) e obtive as respostas...

Senta que lá vem a história...

"Por que roupas de tecido sintético cheiram tão mal quando ficam molhadas de suor?

Se você faz exercício físico, suas roupas vão ficar suadas e fedidas. Mas você já reparou que algumas roupas têm um odor mais forte que outras? É porque, como a ciência mostra, roupas sintéticas criam o ambiente perfeito para as bactérias fedorentas do suor.
No estudo, publicado na revista Applied and Environmental Microbiology, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Gante (Bélgica) analisou o odor relativo de diferentes roupas encharcadas de suor.
Vinte e seis voluntários, divididos igualmente entre homens e mulheres, usaram roupas de academia feitas de algodão, poliéster ou uma combinação algodão/tecido sintético. Eles então se exercitaram em uma sessão de spinning de uma hora. Após o exercício, suas roupas permeadas de suor foram colocadas em sacos individuais, hermeticamente fechados, de um dia para o outro.
No dia seguinte, narizes treinados (e muito azarados) avaliaram as roupas ensacadas, da menos fedida à mais desagradável. E segundo a Scientific American, “as camisas de poliéster tinham um cheiro maior de mofo, de azedo e de amônia que o algodão”.
Você já deve saber disso por experiência própria. Mas por que isso acontece? Há uma razão científica fascinante para isso.
A análise de DNA mostrou que as bactérias mais comuns presentes no tecido pertenciam à família Micrococcus. Este tipo de bactéria tem apenas um papel secundário no suor humano, e elas não gostam de algodão.
Mas o tecido sintético respirável, que ajuda a reduzir o suor, infelizmente fornece um lar perfeito para o Micrococcus. Nos espaços entre os fios, as bactérias ingerem os ácidos graxos presentes no suor, transformando-os em compostos que são muito mais fedorentos do que sua transpiração normal.

Agora você sabe por que suas roupas de ginástica têm um cheiro forte no dia seguinte. Os tecidos sintéticos podem ser ótimos para retirar o suor do seu corpo, mas depois que seu treino acabar, eles se tornam um verdadeiro buffet de bactérias que transformam o suor em algo pior. [Scientific American]!"

Legal, né? Mas ainda prefiro a boa e velha dry fit!!!

:)

Ivs

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pra que raio serve o tal de colágeno hidrolisado???

Então, outro dia fui à Nutricionista ou a Nutri (aquela que pira) para ser mais pop e ela me indicou o colágeno hidrolisado para ser utilizado logo após o treino. E claro, como sou obediente comprei e comecei a usar, bem na verdade tem dias que uso e outros que esqueço...

Aí como gastei a grana e estou tomando a bagaça, decidi ver qual era do colágeno. Olha, bacana, viu!



Então vamos ao que interessa.

"O colágeno é a proteína que predomina no nosso organismo, mas é difícil obtê-la com a alimentação. Depois dos 30 anos as perdas de proteína aumentam e é preciso que haja uma reposição para manter a beleza e a saúde. 

Mas felizmente é possível conseguir repor o colágeno, imaginem que uma porção do suplemento de colágeno hidrolisado fornece dez vezes mais aminoácidos quando comparado um bife de 100 gramas (para quem não come carne é uma boa)!!! 

Se você está fazendo regime, o colágeno hidrolisado é uma boa porque é livre de gorduras e não tem adição de açúcares e o valor calórico por porção é muito baixo. O ideal é consumir o produto de 30 a 60 minutos antes do almoço ou jantar, já que ele estimula o mecanismo de saciedade, o que leva a comer menos na refeição a seguir. Aeeeeeeeeeee!!!!

Já os cabelos e a pele são diretamente beneficiados com o uso dessa proteína é possível evitar e combater problemas estéticos comuns como a celulite e as estrias já que os dois problemas causam a deformação da pele que perde sua firmeza e elasticidade. O colágeno vai agir de duas formas sobre eles ajudando a eliminar a gordura do corpo e deixando a pele saudável. Ahhhhh, ainda tem mais!!! Também diminui a aparência das rugas e evita o envelhecimento precoce.

Parou por aqui??? Nãããããooooooo!!!

O colágeno também fortalece os ossos e os tendões o que é muito importante para quem pratica esportes pesados evitando distensões e quebras e, além disso, ele é uma ferramenta de manutenção da beleza. Legal, né?


A dica é para melhorar a absorção do colágeno pelo organismo deve-se aliar sua ingestão juntamente com alimentos ricos em vitamina C e vale lembrar que o colágeno é muito importante para os adeptos das dietas pouco calóricas, pois o baixo valor calórico na alimentação contribui para a perda de colágeno."

E aí curtiu?

Ivs

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

USP

Conheço a USP desde quando me conheço por gente e nesta época o lugar era tranquilo, o pessoal passeava por lá de domingo com as crianças, os portões estavam sempre abertos (acho que nem existiam portões),  dava para soltar pipa na Praça do Relógio e a Rua do Matão não tinha aquele tanto de lombadas (descê-la de bicicleta era o máximo!!!). Só um detalhe... nem faz tanto tempo assim, hein!!!

   


Hoje muita coisa mudou: a USP está cheia de portões, está perigosa pra diabo, não se pode passear por lá de domingo pois a entrada é proibida, tem um montão de assaltos e virou passagem para os carros (muuuuuuuitos) que querem desviar do trânsito da Marginal Pinheiros. 

Só que nem tudo está perdido, não se assuste!!! O lugar continua bacana, tranquilo, cheio de árvores e dá para curtir um arzinho limpo...

Lá, além de ser uma instituição educacional renomada, se tornou o reduto do povo do mundo corrístico, bikestico e triathlistico... vixe, isso ficou meio esquisito!!! Há quem treine remo também!!!


É lá que você encontra todo tipo de assessoria esportiva. Tem aquelas com direito a massagistas, treinadores, tendas, mulequinho da água, carros equipados com gadgets esportivos (colchonetes, bolas, faixas elásticas, bozu e vai lá saber mais o que...), cavaletes para apoio de bikes e uma farta mesa com frutas, sucos, pães e biscoitos. Tá, também tem aquelas mais modestas que não tem nada... 

Se no sábado você quiser encontrar algum corredor e ele não estiver em casa, provavelmente ele estará na USP fazendo o seu longão.

Até gosto de ir para lá dar uma corridinha e depois, muvuca por muvuca que encontramos aqui em São Paulo, ir para a USP tá valendo. Além do mais é quase do lado da minha casa, exatos 3 Km pela Politécnica.

Como todos os lugares, dá para levantar uma lista gigantesca de prós e contras, mas isso encontramos em vários lugares, né!!! Nem vale a pena se preocupar com isso.

Para mim o horário bom é lá pelas 9: uma porque gosto de dormir um pouquinho mais (confesso!!!!) e outra porque a muvuca já diminuiu um pouco. Ir cedo é zuado pois o povo da bike ocupa o espaço como se fossem exclusivamente deles, é aquela velha história de falta de respeito que a gente já conhece. O pior é que as vezes o cara da bike que briga com o corredor é o que estará correndo logo em seguida, mas isso já é caso perdido.

Se você não estiver assessorado, não se preocupe, não morrerá de sede e nem de dor de barriga, existe esperança.... Além da sua garrafinha que fica no carro, tem o bosque da física que tem água e banheiro (melhor levar o seu papelzinho...) e  tem também tem a FEA que tem aulas de sábado (devem ter outras, entretanto só falo do que eu si...). Lá tem banheiro limpo e água gelada, caso o bebedouro estiver ligado... então se planeje afinal são pelo menos três pontos de água! Bommmmmm!!!! Tá, pode acontecer de estar fechado... vai saber!

Existem vários percursos já definidos, como se pode observar na foto. Mas você também pode criar o seu próprio. Se vai fazer um longão, ihhhhhhhh, dá para misturar todos!


Mas e você, gosta da USP?

Ivs


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Sempre recomeçando... de novo

Nada na vida da gente é estático e nem tudo que a gente planeja acontece. Tenho aceitado isso estar sem estressar. Imagina, morando em São Paulo com o horário todo certinho para fazer as coisas é óbvio que nem sempre a coisa vai acontecer. É só chover ou o ter tido um acidente na outra ponta da cidade para acabar com todo o planejamento...

Nisso tudo se a gente junta mais duas crianças, trabalho, casa, academia, padaria... vixe!!!

É chato? É. Mas fazer o que, neah? O importante é não desistir

Tentei voltar a treinar com assiduidade, coloquei um objetivo para isso (Maratona de Buenos Aires) e até fui na nutricionista, mas sem chance, já avisei para o treinador que vai ficar para o próximo ano...

Aí nessa confusão toda ainda tem o novo bloguinho abandonado...

Mas vamos lá!!! Recomeçando... de novo!!!


Ivs