Seguidores

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Você bebe água o suficiente???


Entra ano, sai ano e uma coisa não sai de moda: beber água faz bem para a saúde. Qualquer revista, livro, programa de televisão (aqueles que passam à tarde, sabe?), jornal e sei lá mais o que, são unânimes quanto a isso.

Agora, quanto à quantidade de água, a resposta habitual é "oito copos ou o equivalente a 2 litros" (sei que isso não é fácil, sem contar que toda hora a gente tem que ir à casinha...).

E você sabe que até existem aplicativos para lembrar-nos disso? Parece um Tamagochi (lembra disso???) dos infernos e o pior é que a gente sempre está em débito com a bagaça!!!

Durante uma atividade física, a taxa de transpiração é alta, variando de pessoa para pessoa e ambiente (e aí eu me pergunto como tem gente que sai da academia sem detonar o cabelo?).

Segundo as informações pesquisadas:

Ambiente quente e úmido: consome, em média, 1,2 Litros por hora de exercício Ambiente frio e seco: consome, em média, 0,303 Litros por hora de exercício. Dependendo do tipo de exercício e ambiente, um indivíduo pode perder até 2,5 L por hora. A temperatura ideal do ambiente para a prática de exercícios é, em média, 26 - 28ºC (9ºC acima da temperatura do corpo).

 


De acordo com o " American College Of Sports Medicine" a reposição de líquidos para quem pratica exercícios deve ser da seguinte forma:
  • 2 h antes do exercício: ingestão de 500 mL de líquidos (o duro é ir naqueles banheiros químicos antes da corrida! Vixe! Mas correr apertado ninguém merece...)
  • A partir de 1 h de exercício: 600 - 1200 mL de líquidos por hora de exercício
  • Hidratar a cada 15 - 20 minutos de exercício
Dica:

  •  Para quem não tem o hábito de beber água, carregue sempre uma garrafinha junto com você, não só quando for praticar exercícios físicos, mas também nas atividades do dia-a-dia. Ao olhar para a sua garrafinha, você automaticamente irá lembrar que tem que tomar água. Não vale ignorar a pobre da garrafinha e nem esquecê-la em algum lugar!!!
Ihhh, essa história toda me deu sede!!

Hasta a la vista... baby!

Ivs

7 comentários:

  1. Sabe uma forma legal de controlar (eu faço) para quem trabalha em escritório ou local fixo? Tenho 4 garrafinhas de Gatorade na minha mesa de trabalho. Encho as 4 de manhã e procuro tomar 2 de manhã e 2 à tarde. Só aí nessa brincadeira já foram 2 litros. Mais o tomo à noite ou de manhã (em forma de suco ou água mesmo) em casa.
    Bjs e bons treinos.
    Milton - www.vintesemanas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dica bem bacana!!!
      Obrigada pela visita!!!
      Abração!!!
      Ivana

      Excluir
  2. Estou no rol daqueles que detestam tomar água...por isso pedras e mais pedras nos rins! Muito bom o Post Mister M., vou ali pegar um copo de água e já volto!
    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá na hora de aprender a tomar água, né???
      Abração!!!
      Ivana

      Excluir
  3. Ivana, sabe que eu trabalho em um ambiente seco e pressurizado, já deveria beber mais água que o normal, mas dentro do avião não gosto de beber água, até que troquei de celular e procurando por aplicativos achei o Beber Água, que fica enchendo o saco de duas em duas horas pra beber, percebi que não bebia nada, mas em duas semanas já estou bebendo o que deveria beber sempre, foi uma mudança de hábito radical.
    Gostei do seu post, esse é um item importante que as vezes não damos o merecido valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sempre esquece de beber água, né? Mas com um esforcinho a gente aprende.
      Abração!!!
      Ivana

      Excluir
  4. A gente sempre esquece de beber água, né? Mas com um esforcinho a gente aprende.
    Abração!!!
    Ivana

    ResponderExcluir