Seguidores

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Qual é a da lactose???



Outro dia fui à nutricionista e ela veio com um papo de que eu teria de ficar uns 40 dias sem nada de leite e seus derivados... meu, travei total!!! Como assim ficar sem o delicioso leite com Ovomaltine de todos os dias, sem contar o requeijão, queijos, creme de ricota... morri!!!

Aí reclamei, disse que não tinha intolerância e perguntei o por que deste corte tão radical. Aí ela me explicou todos os problemas da lactose, falou que era uma enzinha difícil de ser quebrada pelo organismo, que por conta disso poderia dar diarreias, inchaço abdominal, gastrite e mais um montão de coisas.


Ensaiei, tentei, ensaiei de novo...

Então decidi pesquisar:

"Quando nascemos estamos aptos a digerir um açúcar encontrado no leite e em produtos lácteos em geral, chamado lactose. Esse açúcar quando ingerido sofre uma digestão por meio de uma enzima chamada lactase. Ela é responsável por quebrar a lactose em glicose para ser absorvida pelo intestino delgado e quando não ocorre esse processo, alguns sintomas como diarreia, flatulência, dores de barriga e inchaço no abdômen aparecem. Ou seja, a principal característica dessa patologia é quando a lactase é pouco produzida ou não está presente no nosso organismo. Essa intolerância pode ser genética ou surgir em decorrência de outras situações, como: cirurgia intestinal, infecções do intestino delgado causadas por vírus ou bactérias, que podem afetar as células do revestimento do intestino (geralmente em crianças), e doenças intestinais, como a doença celíaca.
A intensidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida e da quantidade de lactose que seu organismo tolera. Algumas pessoas são mais tolerantes do que outras, por isso alguns queijos, leites com baixo teor de lactose, iogurtes e leite fermentados podem ser consumidos por portadores do distúrbio, sem sentir sintomas muito severos da doença. O diagnóstico é determinado através dos sintomas citados e de exames clínicos.
Diferente da intolerância à lactose, a alergia à proteína do leite afeta em torno de 2% e 7,5% de crianças e é definida como uma reação adversa contra antígenos do leite de vaca. Na alergia ao leite, o sistema imunológico identifica as proteínas do leite de vaca como um agente agressor, o que ocasiona diarreia, gases, cólicas, distensão abdominal, lesões na pele, dificuldade de respirar, pequeno sangramento intestinal, entre outros. Esses sintomas mais comuns aparecem nos primeiros meses de vida e podem se desenvolver até os 3 anos de idade, diminuindo ou não com o passar dos anos.
Pesquisas mostram que 70% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância à lactose, que pode ser leve, moderado ou grave, segundo o tipo de deficiência apresentada.

Existem três tipos de intolerância à lactose.
Deficiência congênita da enzima: é um defeito genético raro, no qual alguns recém-nascidos, principalmente prematuros, nascem sem a capacidade de produzir lactose. Nesse caso a intolerância à lactose é permanente.
Diminuição enzimática secundária a doenças intestinais: bastante comum no primeiro ano de vida. Nesse caso, a criança tem uma deficiência temporária da enzima, devido à morte das células da mucosa intestinal, produtoras da lactase, principalmente quando há diarreia persistente. Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária até que essas células sejam repostas. Não existe um tempo exato para que isso ocorra, pois depende da resposta do organismo de cada pessoa.
Deficiência primária ou ontogenética: a mais comum na população. Com o decorrer da vida, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase a que qualquer adulto, sem idade exata, está sujeito.

A intolerância à lactose não é uma doença. É uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e medicamentos. No início, a proposta é suspender a ingestão de leite e derivados da dieta a fim de promover o alívio dos sintomas. Depois, esses alimentos devem ser reintroduzidos aos poucos até identificar a quantidade máxima que o organismo suporta sem manifestar sintomas adversos. Essa conduta terapêutica tem como objetivo manter a oferta de cálcio na alimentação, nutriente que, junto com a vitamina D, é indispensável para a formação de massa óssea saudável. Suplementos com lactase e leites modificados com baixo teor de lactose são úteis para manter o aporte de cálcio, quando a quantidade de leite ingerido for insuficiente.
Pessoa que desenvolveu intolerância à lactose pode levar vida absolutamente normal desde que siga a dieta adequada e evite o consumo de leite e derivados além da quantidade tolerada pelo organismo.


(http://drauziovarella.com.br/letras/l/intolerancia-a-lactose/, http://pt.wikipedia.org/wiki/Lactose,http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/intolerancia-a-lactose.aspx )"

Dureza...

Continuei ensaiando...

Os produtos de soja não rolou muito bem... para falar a verdade não gostei nada.

Um certo dia estava lá no Face, e vi que ma das pessoas estava usando produtos LACFREE... foi libertador!!! Perguntei a marca e fui atras. São laticínios sem lactose.

Recomendo. São da marca Verde Campo, e nem são tão caros assim. Vale muito a pena.

Você deve estar se perguntando se estou totalmente "lacfree"... então, a resposta é não. Juro que estou tentando. Diminui muito e tem dia que não consumo nada com lactose. O legal é que percebi a diminuição do inchaço abdominal. Vale a pena, viu!

Ivs


4 comentários:

  1. Esta marca é boa, realmente ... Às vezes compro e gosto. Beijo, lindona.

    ResponderExcluir
  2. Ivana, muito legal seu blog, a partir de agora vou acompanhar seus relatos também.
    Fiquei curioso pra saber como curou sua Fascite Plantar e quanto tempo durou, pois tenho UpHill daqui 1 mês e a minha está cada dia pior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!!!!
      Tenho várias dicas! A fasceite foi brava!
      O que vc tem feito? Ta tomando alguma coisa?
      Ivana

      Excluir
    2. Oi Ivana, eu estou fazendo bastante massagens, tem melhorado. Comecei a tomar cataflan também. Depois que falei com vc é que comecei a mexer nos pés, alongar, e tenho sentido uma diferença boa, mas ainda não sei se vou estar bem para a Mizuno UpHill dia 19, de qualquer forma vou largar na prova e tentar aguentar ao máximo a dor. Comecei a colocar gelo também, acho desconfortável mas tem feito bem... quanto tempo vc levou pra melhorar? O meu é nos dois pés, mal consigo sair da cama de manhã

      Excluir