Seguidores

domingo, 14 de setembro de 2014

São Silvestre... Abriu!!!!!

Uhuuuuuuu!!! As inscrições para a 90o. São Silvestre já estão abertas!!! É nesse instante é que a gente dá conta que o ano está terminando. Mas vai preparando o bolso, vai custar 135 reais a inscrição!!!



Para quem não sabe, a Corrida Internacional de São Silvestre é a mais famosa corrida de rua no Brasil que se realizada todos os anos na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro.

E sabe por que se se chama São Silvestre??? Hã? Alguém??? Hummm... então senta que lá vai a história! Nascido em Roma, São Silvestre foi o Papa que governou a Igreja de 314 a 355 d.C., ano em que morreu, justamente no dia 31 de dezembro. Ah, e também foi nesta data que a Igreja Católica escolheu para canonizá-lo.

Mas este Santo não morreu queimado, flechado, estropiado ou coisa do tipo, como vários outros Santos, muito pelo contrário. Então o que foi que ele fez??? Você deve estar se perguntando... Pois é, ele organizou a igreja católica e estabeleceu políticas de boa vizinhança com o Império Romano, já que este estava azucrinando os caras já faziam uns 300 anos!!! Haja paciência!!!

Explicando melhor, em seu pontificado, Silvestre I estabeleceu novas bases doutrinais e disciplinares colocando a Igreja em um novo contexto social e político, e criou um entendimento entre o clero e o Estado. Com o edito de Milão (você já deve ter ouvido falar na escola...), o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano, que na época era governado por Constantino Magno, e isso fez com que os cristãos pudessem professar abertamente sua crença e a Igreja saísse do período de perseguição que já se arrastava, como já disse, por 300 anos.

Mas uma das grandes realizações do papa Silvestre I, foi o concílio ecumênico de Nicéia, em 325, que definiu a divindade de Cristo (olha aí!!!). O curioso é que a assembléia foi convocada pelo próprio Constantino (rapaz instável!), o que mostra sua influência nos assuntos eclesiásticos.

Olha ele aí, genteeee!!!

Ah, Silvestre I ainda construiu as basílicas de São Pedro (sobre o túmulo do apóstolo) e de São Paulo.

Voltando à prova... tudo começou quando o jornalista Casper Líbero teve a idéia de criar uma corrida para promover o seu jornal Gazeta Esportiva (promoção que rola até hoje!!!).

A primeira prova foi realizada em 31 de dezembro de 1925 e NUNCA deixou de ser realizada, nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial!!! Bacana!!!!

Claro que no inicio era restrita a homens e cidadãos da cidade de São Paulo. Com o passar dos anos corredores de outros estados foram aceitos ao evento, mas só em 1941 a corrida seria vencida por um corredor de fora do estado de São Paulo: José Tibúrcio dos Santos, de Minas Gerais. Entretanto, ainda nesta época, a participação de estrangeiros era proibida (ah, mas... a regra proibia a participação de estrangeiros, mas não impedia a participação de estrangeiros residentes na cidade de São Paulo (Hã?)... e nessa história toda o italiano Heitor Blasi, foi o único estrangeiro a vencer a prova antes de 1947).

Em 1945 foi liberada a participação de estrangeiros, mas apenas para corredores convidados provenientes de outros países da América do Sul. Com sucesso das duas primeiras edições internacionais, a organização liberou geral!!!! Uhu!!! Claro que era só liberado para o Clube do Bolinha!!!

Aí, em 1975 quando as Nações Unidas declararam este ano como o Ano Internacional da Mulher, a prova foi liberada para as meninas... demorô!!!!

Voltando às inscrições, você mais empolgado já pode ir ao site do evento: http://www.saosilvestre.com.br/ e fazer a sua inscrição. Como em todos os anos mascaremos um bat local e com sorte a gente se encontra por lá... tem gente pra caramba!!!!




Quem vem???

Olha eu aí de pipoca...


Ivs



2 comentários:

  1. Que demais ... Fantástico mesmo ...Linda foto ... Pelo preço este ano devo pipocar ...kkkk
    Grande beijo Ferissima

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita!!!
    Estaremos lá novamente!!!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir